Prefeitura avança com as obras para amenizar falta de água na parte alta da cidade

Publicado em: 29 de março de 2022

A Prefeitura de Pirapora, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está realizando um trabalho de expansão de rede para melhorar o abastecimento dos moradores da parte alta da cidade, que são prejudicados com a falta de água devido à baixa pressão do sistema.

A construção da rede adutora que sai do Reservatório da ETA II, no Setor Industrial, e chega no sistema de bombeamento existente no bairro Nova Pirapora, faz parte de um conjunto de obras e aquisições, de materiais e equipamentos, para melhorar o abastecimento.

A obra teve início em março e segue a todo vapor. Até o momento já foram interligados mais de dois quilômetros de tubos.  Ao todo serão 3.000 metros de adutora com tubulação de 200mm, esse processo irá ampliar a capacidade da vazão e redistribuição de água beneficiando os bairros atualmente afetados.

O SAAE vem realizando diversas ações e manobras simultaneamente aos serviços, no sentido de amenizar a falta de água no município, até que as obras estejam finalizadas. A previsão de conclusão da obra é no próximo mês.

De acordo com do diretor do SAAE, Bruno Santos Guimarães, essa demanda é uma solicitação do prefeito Alex Cesar, segundo ele, o gestor municipal pediu que os serviços de reforço para o aumento da pressão na distribuição da água, que vai resolver o problema da falta de água nos bairros, seja prioridade.

O orçamento para a realização dos serviços de melhoria no sistema de abastecimento de água da ETA 2, está em torno de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), incluindo nova subestação de energia, nova casa de bombas, novos conjuntos motobombas e painéis elétricos, e demais redes de distribuição. Todo o investimento está sendo realizado com recursos próprios da autarquia.