Prefeitura de Pirapora se mobiliza para aderir o Programa Descubra

Publicado em: 23 de março de 2022

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda (SEDEARE), prontificou-se como cooperadora do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! A iniciativa, fruto da Aliança Estratégica, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Ministério Público (MPMG) com instituições federais, estaduais e municipais, pretende promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional.

Na manhã desta terça-feira (22/03), o prefeito de Pirapora, Alex César e a vice-prefeita e secretária da SEFAM, Anamaria Burle, acompanhados do secretário da SEDEARE, Hélio Júnior estiveram no Fórum da Comarca de Pirapora, onde participaram do lançamento oficial do programa para as cidades da região.

De acordo com a proposta, o intuito é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional, para assim priorizar a inclusão de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O público alvo do Programa Descubra! são os egressos do trabalho infantil e do sistema socioeducativo, os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e no sistema prisional, em situação de acolhimento institucional, beneficiários de programas de transferência de renda, jovens e adolescentes com deficiência, matriculados na rede pública de ensino ou concluintes desempregados.

Para a vice-prefeita Anamaria Burle, essa junção de esforços vai de encontro com os objetivos da gestão e da SEFAM, em prol da população em vulnerabilidade social. “Vamos dar andamento no processo de adesão deste programa, que representará um mecanismo fundamental para uma mobilização cidadã, em favor dos nossos jovens”. Projetou a secretária da SEFAM.