A Vacina é Segura?

Publicado em: 18 de março de 2022
Publicado por: Migração do Site

Amanhã, 19/03, vai acontecer em Pirapora o Dia D da Vacinação Infantil, você pai, mãe ou responsável organize para levar seu filho até a UAP Central, ao lado dos Correios para vacinar. A ação acontece de 8h às 14h.  

E o evento contará com a Carreta da Alegria, que fará um itinerário por vários bairros. Durante o percurso haverá pontos nos quais a criança poderá embarcar para ir vacinar acompanhada de um responsável. E não se preocupe, pois o trajeto é de ida e volta.      

Fique sabendo

Se você está preocupado com a vacina, saiba que Anvisa contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas que atuam no dia a dia, com crianças e imunização.

A vacina foi considerada segura, imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz na fase 3 para a faixa etária de 5-11 anos, essa segurança foi confirmada por um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas nessa faixa etária.

A grande maioria (97,6%) dos efeitos notificados foi leve a moderado, como dor no local da injeção, fadiga ou dor de cabeça. Ou seja, a vacina é, de fato, segura e os dados comprovam a sua segurança, mostrando, na sua maioria, efeitos adversos que mães e pais já têm experiência em lidar com outras vacinas do calendário vacinal.

Diante desse cenário pode-se evidenciar que as vacinas são a melhor forma de evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis.

Até o dia 15 março de 2022, Pirapora vacinou 2.019 crianças e os seis municípios da nossa microrregião de saúde vacinaram 5.971, e até o momento não houveram notificações de eventos adversos graves nas crianças de 05 a 11 anos, o que reforça a confiança nas vacinas contra a COVID-19.

Veja o itinerário da Carreta da Alegria: