Nova estrutura do Centro Pop acolhe população em situação de rua com mais qualidade nos serviços

Publicado em: 15 de março de 2022
Publicado por: Migração do Site

Em novo endereço, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), está em fase final da implementação de toda a sua nova estrutura. O equipamento da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) passou a contar com um novo espaço, ainda mais adequado para a realização das suas atividades em função do convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.

Agora, localizado na Rua Rio Grande do Norte, nº 69, no bairro Nossa Senhora Aparecida, o Centro Pop tem como usuários as pessoas que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. Dentre os objetivos deste equipamento está a construção do processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais, além de promover ações para a reinserção familiar e comunitária.

Atualmente, o Centro Pop de Pirapora oferta atendimentos socioassistenciais, acesso à documentação pessoal, com a emissão de certidão de nascimento e de registro geral (RG), assim como os benefícios eventuais (conforme o parecer técnico do SUAS), como auxílio passagem, aluguel social, auxílio alimento, alimentação, auxílio funeral e a estrutura para alimentação, banho e guarda pertences.

Através do gerenciamento da SEFAM, os usuários atendidos também são encaminhados para o Cadastro Único de Programas Sociais e têm acesso aos serviços de Saúde, Educação e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades terapêuticas e de desenvolvimento pessoal. Com a parceria firmada com o SINE de Pirapora e demais entidades, a SEFAM também busca a inserção destas pessoas no mercado de trabalho.