Prefeitura mobiliza órgãos e entidades pela preservação dos peixes no São Francisco

Publicado em: 8 de março de 2022

Representantes da Prefeitura de Pirapora se reuniram hoje, 08/03, com o SAAE, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Colônia de Pescadores Z – 01. Na pauta foram debatidas ações para combater a pesca predatória no Balneário das Duchas e a retirada dos peixes que estão represados no local.

Na reunião ficou acertado que além dessas ações pontuais outros projetos serão desenvolvidos para preservar o clico dos peixes após a piracema. “É uma questão de educação ambiental, pois se cada um fizer sua parte, seja na fiscalização ou mobilização, teremos um rio limpo e cheio de peixes”, observou gerente operacional do SAAE, Patrick Valim.

De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores Z – 01 de Pirapora, Emanuel de Souza Silva, os profissionais que vivem da pesca estão se mobilizando para retirar os peixes que estão represados nas Duchas. “Haverá uma ação nos próximos três dias, para tirar os peixes daquele local e devolvê-los ao curso normal do rio. Também estamos insistentemente conversando com a população para não pescar ali, nas corredeiras”, comentou Emanuel.

Segundo o sargento Harley, do 3° Pelotão da 14ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente, pescar em corredeiras, como na região da Duchas é permanentemente proibido. “Neste locais é proibido pescar o ano inteiro, não pode na piracema e não pode em outras datas. Estamos aqui planejando com a prefeitura uma forma de fiscalizar essa ação predatória, pois é dever de todo a população cuidar do rio”, explicou o sargento.