Prefeitura de Pirapora faz testagem em massa da população para a covid-19

Publicado em: 8 de março de 2022

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Saúde deu início no último sábado (05), à testagem em massa para toda a população piraporense. Foram realizados entre o sábado e domingo 243 testes rápidos, sendo 223 negativos e 20 positivos. Os resultados saíram em aproximadamente 15 minutos e a coleta foi feita através de material biológico com swab nasal do paciente. As equipes de saúde fizeram o acolhimento de todos os casos positivos, orientando quanto as medidas de prevenção necessárias para evitar a disseminação do vírus e deram início aos trabalhos de rastreamento e monitoramento de contatos.

O objetivo da estratégia é reduzir a transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos que ocasionaram, possivelmente, no feriado de carnaval, pois sabe-se que após os períodos de grandes festividades os números de casos tendem a subir. Com a detecção precoce, reduz a cadeia de transmissão do vírus e evita a disseminação da doença.

No sábado foram feitos 83 testes (72 negativos, 11 positivos), no domingo pela manhã foram 77 testes (74 negativos, 03 positivos), no período vespertino foram 83 testes (77 negativos, 06 positivos). A maioria dos casos positivos foram de pessoas assintomáticas.

De acordo com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e a Secretaria de Saúde, o projeto deve continuar na cidade em pontos estratégicos. “Assim que definirmos os locais e como será o procedimento dos novos testes, faremos a comunicação para a população. É interessante que todos possam contribuir com essa ação, para que o vírus não se espalhe em nosso município”, destacou o secretário da pasta, Rafael Lana.