Em trabalho preventivo, SEFAM oferta amparo para famílias vítimas de alagamentos

Publicado em: 23 de fevereiro de 2022

Dando sequência no trabalho preventivo, iniciado no final de novembro de 2021, a Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM) está realizando visitas nos bairros mais impactados pelas chuvas e em residências localizadas próximas a pontos de alagamentos ou transbordamento de bacias. Os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Defesa Civil, estão orientando as famílias quanto à exposição dos riscos e sobre o benefício eventual do aluguel social, conforme a Lei Municipal 2.422/2019, o qual é destinado em situações de calamidade pública.

De acordo com a SEFAM no trabalho desenvolvido, em conjunto com a Defesa Civil que faz todo o trabalho de levantamento e notificação dos imóveis em situação de risco, é realizado ainda o estudo socioeconômico das famílias que mais sofrem com os impactos das chuvas intensas. Desta maneira, a secretaria também oferta amparo com outras políticas públicas e medidas emergenciais.

Nesta terça-feira (22/02), os profissionais do CRAS estiveram no bairro Cícero Passos, abordando os moradores de casas no entorno da lagoa do bairro, a qual tem originado problemas com a lama e alagamento. Conforme os critérios da SEFAM foi disponibilizado o aluguel social, assim como para famílias do bairro Nossa Senhora Aparecida e Sagrada Família. No entanto, apesar do acesso a esse suporte, algumas famílias têm se recusado a deixarem as casas. Na recusa, há casos de moradores que relatam o medo de perderem os seus imóveis, por não terem os documentos que formalizam a posse do espaço onde moram.

A Defesa Civil de Pirapora segue monitorando a previsão do tempo, a quantidade de chuvas e as localidades mais expostas. Com o estudo técnico e os relatórios gerados, a SEFAM tem mobilizado a Guarda Municipal e todos os seus equipamentos sociais para amparar a população.