Com parcerias e gratidão, Casa de Proteção segue fazendo a diferença na vida de crianças e adolescentes

Publicado em: 26 de janeiro de 2022

Assim como em 2020, o ano de 2021 foi atípico, em virtude dos desdobramentos da pandemia da Covid-19. No entanto, a Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM) contou com a superação de toda a sua equipe nas assistências prestadas nos equipamentos sociais do município. Outro aspecto importante, foram as parcerias firmadas que, com doações, contribuíram para a manutenção das unidades de acolhimento.

Exemplo disso é o Serviço de Acolhimento Institucional – SAI Casa de Proteção Dr. Carlos Roberto Martins Tavares, que apesar dos desafios, desenvolveu em 2021 um trabalho que agregou muito para os seus acolhidos. Dentre as atividades, foram realizados momentos lúdicos (criação do cantinho da leitura, oficinas de artesanato), comemorações (pascoa, festa julina, comemoração do dia das crianças, caças ao tesouro) e atividades comunitárias, conforme o respaldo dos protocolos sanitários.

Com uma capacidade para até 20 acolhidos, o SAI é um serviço assistencial de alta complexidade, destinado ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes. Atende, provisoriamente e excepcionalmente, acolhidos entre 0 e 18 anos incompletos, de ambos os sexos, afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva de acolhimento institucional.

No dia 28 de dezembro, foi promovido para os acolhidos, para os parceiros e a equipe de profissionais o Natal da Gratidão. O objetivo foi prestar o reconhecimento a todos os envolvidos na causa, por toda a contribuição para a efetivação dos direitos da criança e adolescentes no acolhimento institucional.

Por meio do comprometimento de todos esses parceiros, foram angariadas roupas, calçados, materiais para artesanato, alimentos, fraldas, cortes de cabelo e tratamentos de beleza, oferta de cursos e aulas, guloseimas, brinquedos, vagas sociais para atividades esportivas e de dança, atendimentos específicos a demandas excepcionais.

Contudo, a SEFAM, em nome da Prefeitura de Pirapora, agradece a Pousada San Marco, Boleiro F.C, Burgue House, Facilar Home Center, Brevac Refrigeração e ao grupo Amigos do Abrigo, Cedro têxtil, Amora Enxovais, Minasligas, Espaço terapêutico sistêmico Saborear a Vida, Instituto Moran, Nabila.com, Emater, APAS, Associação de capoeira Amaê, BR Atacadista, Mix Parafusos, Wamag, Instituto Mix, Bethel Estrelas do Renascer #37, Pirapora-MG, das Filhas de Jó Internacional, Profº Katia Sulamita representante da Zumba e a todos que preferiram se manter anônimos.