Prorrogado o prazo para matrículas na Rede Municipal de Ensino em Pirapora

Publicado em: 14 de janeiro de 2022

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa a prorrogação do período de matrículas na Rede Municipal de Ensino em Pirapora. O prazo final que era até o dia 14 de janeiro, foi estendido por mais uma semana, conforme a determinação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Portanto, os pais ou responsáveis têm até o dia 21 de janeiro para procurarem a unidade de ensino desejada ou indicada, para efetuar a matrícula do estudante, portando toda a documentação exigida.

A extensão do prazo foi forçada pelos transtornos provocados pelas fortes chuvas em várias regiões de Minas Gerais nas últimas semanas, o que provocou situação de emergência em vários municípios. De acordo com a SEMED, para efetuar a matrícula, são exigidos os seguintes documentos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno; comprovante de residência (conta de energia atualizada); histórico escolar ou declaração de transferência e o comprovante de inscrição do SUCEM (para os alunos que foram encaminhados através deste sistema). Os pais ou responsáveis destes alunos, especificamente, deverão acessar o site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/, para saber qual é a escola indicada para a realização da matrícula.

Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também será alterado. Para o candidato que não fez o cadastro no Sucem, dentro do prazo estabelecido, a SEMED orienta que o interessado deverá aguardar o período de vagas remanescentes, previsto para o período de 1 a 23/2.

O que é o Sucem?

O Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) é que define o encaminhamento para matrícula dos candidatos/alunos às vagas no Ensino Fundamental e Ensino Médio para ingresso na Rede Pública de Ensino de Minas Gerais. O Cadastro Escolar 2022, por meio do Sucem, é destinado aos alunos que vão ingressar na rede pública de ensino ou que precisam mudar de escola no próximo ano e não renovaram sua matrícula.