Prefeitura dialoga retomada das obras do vapor com órgão responsáveis

Publicado em: 12 de janeiro de 2022

O prefeito de Pirapora Alex Cesar esteve em Belo Horizonte, nesta quarta-feira, 12/01, e voltou a cobrar do Governo do Estado e demais órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA, a retomada das obras de restauração do vapor Benjamin Guimarães.

O prefeito lembrou que os dois órgãos, IPHAN e IEPHA, guardiões e responsáveis pela obra do vapor, estão em desacordo por causa do projeto básico. “Estamos outra vez na busca pelo diálogo para a retomada dessa obra, que a gestão pegou em andamento. Houve desacerto entre essas duas entidades, em setembro de 2021 a prefeitura junto com o Ministério Público chegou a intermediar uma conciliação, porém neste início de ano fiquei sabendo que tudo estava paralisado”, explicou o prefeito.

Em virtude das fortes chuvas e consequentemente da cheia do Rio São Francisco a prefeitura teve que realizar uma ação emergencial na embarcação. Uma força-tarefa realizou um trabalho de estaqueamento, para estabilizar o vapor. “Desde julho estamos cobrando das instituições responsáveis a continuidade e conclusão da obra. Alertamos que o período das chuvas chegaria e colocaria a embarcação em risco. Não fomos atendidos e tivemos que fazer esse serviço emergencial para firmar o Benjamin, mas só depois que o IEPHA autorizou, pois o município não tem autorização para mexer no vapor, que é um patrimônio histórico e de valor inestimável para a população”, finalizou o prefeito.