Aumentam os casos de síndromes gripais no município

Publicado em: 29 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Pirapora faz um alerta a população sobre o aumento de casos envolvendo sintomas gripais. Dados copilados pela Secretaria Municipal de Saúde registraram uma crescente de 372,7% nos atendimentos das chamadas síndromes gripais (SG), somente entre os dias 23 e 27 de dezembro 2021.

No início dessa semana, entre segunda e terça, o número de atendimentos na Unidade de Enfrentamento (UEC) já era de 7,7%. Segundo a secretaria muitos casos podem estar ligados à gripe Influenza H3N2 – que tem causado um novo surto no país, porém a maioria dos pacientes que procuram a unidade, dependendo dos sintomas gripas, são submetidos os teste da COVID-19.

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Karine Alves Queiroz, este quadro crescente está muito ligado a falta de vacinação. “Um percentual da população não se vacinou contra a influenza, tanto que ampliamos a campanha para todos os públicos com faixa etária acima dos 6 meses de vida. Desde julho estamos vacinando nas unidades básicas de saúde, essa ação vai até 31 de janeiro de 2022”, explicou Karine.

A coordenadora observa também que as medidas de prevenção tanto para o COVID-19 e influenza são as mesmas. Distanciamento social, evitar aglomeração, uso de máscara, lavar as mãos, uso de álcool gel 70% e etiqueta respiratória. “Tudo isso é importante, pois o mecanismo de contaminação também é o mesmo, através de secreções respiratórias. Portanto, todos precisamos ficar atentos, principalmente os grupos de risco, como crianças e idosos”, ressaltou Karine.

Veja onde se vacinar contra a gripe: nas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Cidade Jardim, Industrial, São João, Bom Jesus e na Santa Marina (toda sexta-feira), além da UAP Central, ao lado dos Correios.