GESTANTES PARTICIPAM DE AÇÃO CONTRA SÍFILIS

Publicado em: 17 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na Unidade Básica de Saúde – UBS do bairro Sagrada Família uma ação para orientar gestantes sobre doenças sexualmente transmissíveis, especificamente a Sífilis.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Na gestação ela pode prejudicar o bebê, pois grávidas que não fazem o tratamento adequado correm o risco de transmitir a doença para a criança, através da placenta. O feto pode desenvolver graves problemas de saúde como surdez, cegueira, problemas neurológicos e nos ossos.

As gestantes assistidas pela unidade receberam todas as orientações, esclareceram dúvidas. Vale ressaltar que toda medicação e tratamento é fornecido pela rede municipal de saúde, através de programas federais. O secretário de Saúde, Rafael Lana, falou sobre o trabalho realizado pela UBS.

“As gestantes do município recebem da atenção primária todo cuidado e atenção. Por isso somos referência no atendimento de grávidas e temos a alegria de proporcionar com o nosso suporte o nascimento de crianças saudáveis.” Comenta o secretário.