Audiência Pública sobre reativação da hidrovia do Rio São Francisco é realizada em Pirapora

Publicado em: 10 de dezembro de 2021

O prefeito Alex Cesar participou nesta sexta-feira, 10/12, no Instituto Federal – IFNMG Campus Pirapora, da Audiência Pública que debateu a viabilidade de reativação da hidrovia do Rio São Francisco. O evento, que aconteceu de forma híbrida (presencial e virtual), contou com participação de diversas autoridades, dentre elas, deputados federais e estatuais, além de prefeitos da região do Norte de Minas e dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

A audiência, que ouviu diversos personagens ligados ao transporte hidroviário, debateu especialmente a retomada da hidrovia do Rio São Francisco, que vai da cidade de Pirapora, Norte de Minas, até Juazeiro e Petrolina, na divisa da Bahia com Pernambuco, somando cerca de 1.300 km de extensão.

Na opinião do deputado federal Paulo Guedes, que é membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara e foi o mediador da audiência, a retomada das hidrovias brasileiras é a forma mais econômica de ligar o Centro-Sul ao Nordeste do país. “Este projeto depende apenas de alguns investimentos em infraestrutura e ações de desassoreamento, que irão contribuir, inclusive, para a tão necessária revitalização do Rio São Francisco”, disse o deputado.

Para o prefeito de Pirapora, Alex Cesar tudo passa pela revitalização do Rio São Francisco. “É preciso cuidar do rio, investir no rio. Nosso município, por exemplo, está num entroncamento privilegiado, mas sem uma hidrovia sustentável fica difícil avançar na geração de emprego e no fomento da economia para o desenvolvimento da região. Portanto, é preciso que essa audiência gere frutos, pois temos um modal importantíssimo paralisado”, concluiu o prefeito.