SEMED implanta núcleo para promover a igualdade racial na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 8 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 30 de novembro a cerimônia virtual para a implantação do Núcleo de Estudos e Promoção de Igualdade Racial (NEPIR), a ser agregado nas escolas e creches municipais. O ato também simbolizou um marco dentro do mês Novembro Negro, quando foi celebrado o Dia da Consciência Negra (20).

De acordo com a Coordenadoria de Ensino e Extensão da SEMED, 80 participantes virtuais representaram os diversos segmentos da educação, dentre eles escritores de livros didáticos, os quais partilharam e discutiram a importância do povo negro na história do país. Além disso, foi pautado também a necessidade da promoção de políticas públicas educacionais antirracistas e do fortalecimento da Promoção da Igualdade Racial.

Para a Secretária de Educação, Jacqueline Guimarães “O NEPIR será mais uma contribuição no exercício da luta por uma educação verdadeiramente inclusiva, respeitosa, sendo de fato uma Educação Para Todos. Ao nomearmos os professores para compor o núcleo, possibilitamos também a formação continuada dos mesmos, o que é uma das metas do plano de gestão da SEMED”. Salientou Jacqueline Guimarães.

O NEPIR contará com a participação de diversos segmentos da educação e de outras instituições e cidadãos para cumprir a obrigatoriedade do ensino da cultura afro e afro-brasileira na educação básica do município. Samuel da Silva, coordenador de Ensino e Extensão da SEMED, demonstrou sua profunda alegria e as expectativas positivas. “Esta iniciativa representa a Promoção da Igualdade Racial e da necessidade de uma educação antirracista, além do cumprimento das leis que caracterizam o Estado Democrático. Para nós é uma honra este trabalho, que contará com a parceria de toda a sociedade”. Pontuou o coordenador.