PREFEITURA DE PIRAPORA CELEBRA O DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS

Publicado em: 12 de novembro de 2021

No dia 16 de novembro a Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretária de Saúde celebra o Dia Nacional dos Ostomizados. A data foi criada pela Lei número 11.506/2007, em homenagem a fundação da Sociedade Brasileira dos Ostomizados (Abraso), e tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da ostomia.

O paciente Ostomizado é a pessoa que utiliza um estoma, um orifício alternativo para manutenção do funcionamento de um órgão, como o intestino ou bexiga, para a eliminação de fezes e urina, realizado através de um procedimento cirúrgico chamado Colostomia ou Urostomia.

Para assistir e auxiliar esses pacientes o município de Pirapora possui o Serviço de Assistência à Pessoa Ostomizada – SASPO. Que conta com 01 enfermeiro, 01 médico e 01 assistente social. O serviço atende a uma microrregião composta por 07 municípios, que são: Pirapora, Lassance, Várzea da Palma, Ibiai, Ponto Chique, Buritizeiro e Santa Fé, totalizando, no momento, em torno de 60 pacientes.

Os pacientes ostomizados de Pirapora são encaminhados para o SASPO, através de relatório médico que deve ser apresentado na Unidade Básica de Saúde, que fará o encaminhamento para cadastro e entrega GRATUITA das bolsas e adjuvantes. O secretário de saúde Rafael Lana, fala sobre a importância da população conhecer o serviço e ter sensibilidade no tratamento de pessoas ostomizadas.

“A informação é o melhor recurso para combater o preconceito, na saúde lidamos com todos os tipos de problemas e observamos que pacientes ostomizados se sentem constrangidos, pelo procedimento em alguns casos, liberar odor, fazer barulho, não ter válvula de contenção e ser um novo fluxo para a eliminação de fezes e efluentes. Por isso pedimos a população que tenha sensibilidade, busque conhecimento e evite julgamentos”, comenta o secretário de saúde.

Veja abaixo a programação para a semana sobre o tema:

No dia 17/11 às 08:00h uma capacitação voltada para todos os enfermeiros e referências Técnicas dos municípios da micro região sobre manejo aos pacientes ostomizados. O evento será realizado no Centro de Educação Permanente.

E no dia 25/11 às 13:00h a enfermeira especializada em ostomia e uma Nutricionista, ambas de Montes Claros farão uma palestra para pacientes ostomizados. A palestra será realizada  no Centro de Promoção à Saúde.