Pirapora ganha mais um patrimônio cultural com o monumento O Pescador

Publicado em: 12 de novembro de 2021

A Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) e a Prefeitura de Pirapora continuam investindo no visual urbano, no resgate histórico e na valorização da identidade cultural barranqueira. Desta vez, a rotatória na Avenida Herculano Cintra Mourão – entre os bairros Nova Pirapora e São João Batista – recebe o monumento ‘O Pescador’, obra do artista plástico piraporense Paulo Terra.

O conjunto engloba a imagem de um pescador tradicional, sua rede (tarrafa), a canoa varejão e uma carranca estilizada, suspensos por uma estrutura minimalista representando a Ponte ‘Marechal Hermes da Fonseca’ – que em outubro de 2022 completará 100 anos de existência.

O monumento também sinaliza com a sustentabilidade, ao ser concebido com várias peças metálicas, um mix de sucata, engrenagens e autopeças. A homenagem aos pescadores do “Velho Chico” tem 5 metros de comprimento, 2,40 metros de largura, 1,5 metro de altura e 450 kg, foi confeccionada em apenas 1 mês. É o mais recente trabalho de Paulo Terra, que também é escultor/artesão e ministra oficinas de arte.

Através do Projeto “Arte na Praça”, a Empresa Municipal de Turismo planeja instalar outras esculturas em outros bairros e espaços públicos de Pirapora. “Juntamente com a EMUTUR, estamos realmente apoiando os artistas piraporenses e fazendo dos nossos patrimônios culturais atrativos à parte para enriquecer o turismo local e regional”, comentou o Prefeito Alex César.