Construindo sonhos para crianças e adolescentes

Publicado em: 11 de novembro de 2021

De forma integrada, a Gestão Executiva Municipal se reuniu na última semana para tratar sobre o SELO UNICEF. O secretário de Saúde, Rafael Lana ressaltou sobre a participação da saúde em todo o processo. A secretária de Educação Jacqueline Guimarães comentou sobre a integração entre as secretarias municipais para a melhoria do desenvolvimento infantil. A vice-prefeita e secretária da Família e Políticas Sociais, Anamaria Burle disse que é um trabalho para o avanço dos indicadores sociais com implementação de ações que ajudem o município a cumprir as metas necessárias.

As equipes das secretarias municipais que também participaram do encontro e comentaram do papel essencial para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente com o retorno das atividades do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), com a finalidade de contribuir para a gestão pública municipal e será coordenado pela Ana Paula.

Nessa mesma perspectiva o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representado pela presidente, Carla Valéria, acompanhará e fiscalizará os projetos e programas realizados que atendem a legislação.

O prefeito Alex Cesar, por sua vez, manifestou que é necessário promover uma gestão de resultados para a promoção da melhor qualidade dos trabalhos realizados para as crianças e adolescentes.

Pirapora não teve a certificação do Selo Unicef na edição anterior (2017 – 2020), assim não foram pautados o compromisso de colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade.

Para a edição 2021 – 2024, os municípios devem se comprometer com a melhoria das políticas públicas municipais em sete áreas:

1. Desenvolvimento infantil na primeira infância;
  2. Educação de qualidade para todos;
  3. Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;
  4. Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;
  5. Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;
  6. Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;
  7. Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

“Os resultados precisam ser alcançados com sucesso e com todas as secretarias engajadas na causa. Nossa proposta será sempre em melhorar os indicadores sociais do nosso município”, destacou o prefeito Alex Cesar.

O que é Selo UNICEF?

É uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes.

Conheça a equipe de trabalho:

ARTICULADORA:

Ana Carolina de Jesus Queiroz

MOBILIZADORA  DE ADOLESCENTES:

Ana Paula Lima Ribeiro

MOBILIZADORA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL:

Angelina  Costa Ribeiro

MOBILIZADORA DA SAÚDE:

Sabrina Rocha Martins de Oliveira

MOBILIZADORAS DA EDUCAÇÃO E SUPORTE EDUCACIONAL:

Isabel Cristina Pereira Lopes

Andréia Durães Marques Ramos