SEMANA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL

Publicado em: 5 de novembro de 2021

A partir do dia 08/11 a Prefeitura de Pirapora inicia a semana de prevenção do câncer bucal. Idealizada para incentivar o autoexame em pacientes que apresentam fatores de risco e avaliação clínica com a finalidade de detecção de lesões. Esse período será voltado com ações em todas as unidades de saúde municipais.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua, sendo a incidência mais comum em homens acima de 40 anos. São considerados fatores de risco tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios, excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca, alguns ambientes de trabalho com exposição a produtos químicos, lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias e Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.

Na próxima semana a equipe de saúde bucal de Pirapora vai passar por todas UBS para orientar e incentivar o auto exame em pacientes de risco. O secretário de Saúde Rafael Lana falou sobre a importância das ações preventivas.
“Sempre incentivamos que a população faça o autoexame, descobrir uma enfermidade no estágio inicial faz toda a diferença no sucesso do tratamento. A nossa equipe sempre busca orientar e cuidar dos assistidos, fazendo com que essas informações cheguem a todos.” Comenta o secretário.

Veja abaixo o cronograma da ação em cada unidade:

Horário da ação nas Unidades: 7h às 11h/12h às 18h30min.

UAPS

EQUIPE