Pirapora participa de ação para avaliação do comportamento do coronavírus em assintomáticos

Publicado em: 5 de novembro de 2021

Pirapora destaque no combate ao coronavírus no Estado é uma das quatro cidades de Minas Gerais que participarão da avaliação do comportamento do vírus SARS-Cov-2, que transmite a COVID-19. As amostras serão colhidas inicialmente no município de forma gratuita e em pessoas assintomáticas, no dia 07 de novembro (próximo domingo) na Feira do Santos Dumont, das 08h às 12h e em ponto fixo a partir de segunda (08) a sexta-feira na Unidade de Enfrentamento a COVID-19, das 13h às 16h para a realização do teste.

Para vigilância ativa, serão coletadas amostras de material de nasofaringe por meio de Swab (cotonete longo e estéril) para realização do exame RT-PCR em tempo real, de pessoas assintomáticas maiores de 18 anos.

Os resultados de exames serão disponibilizados no aplicativo CONECT SUS, via e-mail ou WhatsApp. Caso o resultado seja positivo (detectável), havendo critérios técnicos, será realizado o sequenciamento genético para identificação de variantes e demais providências serão tomadas visando a contenção do vírus.

Além disso, também serão mapeados indivíduos vacinados e não vacinados, em um novo cenário, após um ano e sete meses do início da pandemia da doença.

Essa é uma ação da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Instituto Nacional de Saúde (NIH), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde-MG (SES/MG).

Para o prefeito Alex Cesar, esse é um trabalho que precisa do apoio da população e principalmente para o controle do vírus no município. “As equipes de saúde vêm trabalhando no enfrentamento do vírus brilhantemente, hoje nossa ocupação de leitos é pequena e precisamos observar o comportamento do vírus em nosso município para que novas ações aconteçam”, finalizou o prefeito Alex Cesar.