PIRAPORA REALIZA VACINAÇÃO ANTINRRÁBICA

Publicado em: 19 de outubro de 2021

A Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nos últimos dias 09 e 16 de outubro, a vacinação contra a raiva em cães e gatos.

De acordo com a Vigilância Ambiental em Saúde, a vacinação foi gratuita e obrigatória. Durante o período foram montados vários postos de vacinação em todo o município e área rural, com acompanhamento da Vigilância Sanitária para manter o distanciamento entre as pessoas e outras medidas de biossegurança.

A vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

O secretário de saúde, Rafael Lana, enaltece o trabalho realizado pelos agentes municipais e o sucesso da ação.
“Conseguimos realizar a imunização anual para cães e gatos e mesmo em meio a pandemia a vacinação foi realizada, respeitando os protocolos de distanciamento e segurança. É importante cuidar dos animais em nosso município e os nossos agentes de saúde foram preparados e capacitados para esse momento e hoje colhemos os frutos desse trabalho com o sucesso da ação”. Comenta o secretário.