EMUTUR implanta nova sinalização ambiental e informativa na Praia de Pirapora

Publicado em: 22 de setembro de 2021

A Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) iniciou mais um projeto de revitalização da ‘Praia do Areião’ e orla fluvial – outra ação de preparação de Pirapora para a retomada das atividades de turismo, lazer e eventos. O avanço da vacinação e a redução dos impactos causados pela pandemia do Coronavirus criam um cenário de otimismo e boas perspectivas para o setor.

Desta vez, a EMUTUR investe na sinalização geral da praia e orla, pontos de maior movimento de banhistas, veranistas, turistas e populares. São placas de sinalização turística e ambiental, com mensagens indicativas, educativas e de orientação, em formato rústico, material sustentável, layout moderno, cores marcantes e visual chamativo, em estilo tropical.

Além da praia, o tradicional Balneário das Duchas também receberá a nova sinalização. Outras placas metalizadas estampam mensagens normativas, informativas e de advertência, fixadas no acesso à praia. Embora as duchas, a praia, os pedrais e ilhas no “Velho Chico” sejam locais públicos, existem algumas regras que precisam ser respeitadas para preservá-los limpos e seguros – sem riscos de acidentes.

• Medidas de segurança dos Bombeiros

Por isso a importância dessas placas com mensagens preventivas, orientações e cuidados, pois alguns insistem em descumprir as normas e acabam estragando o lazer dos demais frequentadores. Além da proibição de garrafas e copos de vidro, linhas cortantes (cerol), lixo jogado na praia e no rio, a EMUTUR e a Guarda Municipal também estão restringindo a entrada de veículos automotores na margem do rio.

A Empresa Municipal de Turismo também salienta que é fundamental seguir as medidas de segurança preconizadas pelo Corpo de Bombeiros. A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nada. Não subestime os riscos no rio, pois a autoconfiança, a desatenção e a negligência podem causar sérios acidentes:

– Nunca nade sozinho, afastado da margem e de outros banhistas;

– Atenção às crianças! Elas só devem nadar sob supervisão dos adultos;

– Não entre na água após ingerir bebidas – pois o álcool afeta os sentidos dos banhistas;

– Não entre na água após refeições pesadas (por causa do risco de cãibras e afogamento);

– Não entre na água em locais que você desconhece a profundidade e a força da correnteza;

– Nunca ultrapasse faixas e placas de perigo. Fique atento às sinalizações de segurança;

– Não mergulhe de cabeça – a água pode esconder tocos de madeira, pedras e objetos pontiagudos;

– Evite brincadeiras de mau gosto como "caldos", "trotes" ou "saltos";

– Se começar a chover e relampejar, saia imediatamente da água;

– Cuidado com a profundidade e volume de água nas valas, grotas e bancos de areia no rio;

– Em casos de afogamentos, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros (FONE 193);