EMUTUR inicia discussões sobre planejamento e novidades no Carnaval de 2022

Publicado em: 16 de setembro de 2021

Com o avanço da vacinação e a queda nos principais indicadores da pandemia, o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora (Secretaria municipal de Saúde) vem flexibilizando as restrições impostas pelo Programa Minas Consciente. A onda de otimismo e reabertura progressiva da economia também viabilizam o principal plano da Empresa municipal de Turismo/EMUTUR: Preparar Pirapora para a volta do turismo e dos eventos festivos em 2022. Isso inclui o planejamento sobre o carnaval. O retorno da Festa de momo ainda não está oficialmente confirmado, mas a os protagonistas do evento já começam a se movimentar para colocar os blocos na rua.

Na quarta-feira à noite, 08/09, no Centro de convenções, representantes de 10 blocos carnavalescos e caricatos (5 não compareceram), juntamente com a Liga das Escolas de Samba e Blocos, se reuniram com o Presidente da EMUTUR, Jornalista Elton Jackson. Em pauta, a proposta da empresa e do governo municipal: levar os desfiles dos blocos para os bairros – em locais estratégicos e horários ainda a serem definidos. “O novo formato será discutido, construído e estruturado de forma coletiva, a partir de uma série de reuniões, avaliações e planejamento – com meses de antecedência”, explicou o Presidente.

Se a proposta ganhar corpo, a ideia é popularizar o carnaval de rua entre as comunidades (com toda infraestrutura e segurança necessários) e deixar somente os shows musicais no centro da cidade, junto à praça de eventos na orla fluvial, também valorizando os artistas locais e abrindo espaços maiores para os barraqueiros. A próxima reunião acontecerá no dia 27/09, às 18 horas, ocasião em que será apresentado o pré projeto do “Carnaval Pirafolia” 2022, avançando a proposta de concentrações ou desfiles de blocos caricatos e carnavalescos nos bairros.