SESAU CAPACITA CUIDADORES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO

Publicado em: 15 de setembro de 2021

Seguindo o Plano de Retorno às aulas presenciais, as secretarias municipais de Educação e Saúde, em parceria com o Comitê de Enfrentamento ao Covid e atenção primaria, iniciaram nesta sexta-feira (10/09) a preparação dos profissionais da rede municipal de ensino para a recepção dos alunos quando os mesmo forem retornar ao ambiente escolar.

Para realizar essa ação a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais para orientar e auxiliar a Semed no retorno as aulas. A enfermeira referência técnica do eixo educação permanente na atenção primária, Sabrina Rocha Martins de Oliveira e a coordenadora da unidade de enfrentamento ao covid – 19, Karine Alves Queiroz, atuaram diretamente na formação dos cuidadores sociais. Eles são profissionais que lidam diretamente com crianças de necessidades educativas especiais na alimentação, higiene e locomoção.

Já foram realizados dois encontros com mais de 20 profissionais capacitados de forma presencial e 60 capacitações online. A secretária de Educação, Jacqueline Guimarães fala sobre a importância de voltar as aulas com todos os profissionais preparados para recepcionar as crianças.

“Precisamos retomar com as atividades escolares, mas para isso acontecer essa união entre secretaria de saúde e educação é fundamental, pois precisamos capacitar a nossa equipe para que as crianças sejam bem atendidas. As nossas escolas e creches atendem alunos com necessidades educacionais especiais e muitos desses estudantes necessitam de auxílio para realizarem atividades básicas, daí a importância dessa formação.”. Comenta Jacqueline.

O secretário de Saúde Rafael Lana, acredita que essa parceria é um passo importante de retorno para atividades em meio a pandemia.

“Estamos no impasse, precisamos que tudo volte a funcionar, porém a pandemia não acabou e a população precisa ter consciência que os cuidados continuam. Não basta apenas o poder público agir, precisamos do apoio de todos os piraporenses, principalmente para orientar as crianças sobre as normas de distanciamento e segurança e é muito importante que os adultos sejam exemplos de luta contra a pandemia”. Comenta o secretário.