EMUTUR e IFNMG projetam ampla reforma na sede da Associação dos Artesãos

Publicado em: 2 de setembro de 2021

Uma parceria inédita entre a Empresa municipal de Turismo (EMUTUR) e o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) iniciou o Projeto arquitetônico de reforma da sede da Associação dos Artesãos de Pirapora – situada na Rua A n° 120 do Bairro Santa Terezinha, ao lado da Av. Jefferson Gitirana. Desde sua inauguração, em 1985, o local ainda não passou por uma recuperação completa.

Vitória Santos e Samara Queiroz (estudantes do curso de Engenharia civil do IFNMG), juntamente com o Prof° Anderson Ricardo dos Santos, estiveram na sede da associação realizando as medições, verificando a situação atual do imóvel e seus pontos mais críticos, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, telhado e áreas externas.

O Prof° Anderson também se reuniu com o atual Presidente da associação, Welton Soares, o Diretor Robson Gomes Caldeira, Rômulo Melo (Assessor de turismo da EMUTUR) e um grupo de artesãos, discutindo detalhes sobre o projeto de reforma, com opções de espaço multiuso, museu, loja, sala de aula, melhores condições de trabalho e de recepção dos visitantes, condicionamento de matérias-primas e resíduos de produção, investimentos em sinalização, iluminação e segurança. Welton Soares e Robson Caldeira reconhecem as ações da Empresa de Turismo na reorganização da associação e resgate do artesanato, assim como a importância da parceria com o IFNMG. A EMUTUR também abraça a campanha “Vire Carranca em defesa do Rio São Francisco” e da cultura regional!