Peixe Vivo é mais um salto na recuperação dos símbolos históricos de Pirapora

Publicado em: 31 de agosto de 2021

A revitalização do Peixe Vivo é mais um salto na recuperação dos símbolos históricos de Pirapora
A retomada da parceria estratégica entre a Prefeitura de Pirapora, Empresa municipal de Turismo (EMUTUR) e o SICOOB Sertão Minas viabilizou os serviços de limpeza, revitalização da pintura, da estrutura e iluminação do monumento "Peixe Vivo", na altura da orla fluvial de Pirapora. Luzes e cores voltaram a se destacar na paisagem ribeirinha.

O marco – que representa originalmente o "Salto do peixe" é fruto da criatividade de Heráclito Cunha Ortiga, idealizado para as comemorações do cinquentenário do município, em 1962. Também foi largamente utilizado nos anos 1980 como símbolo da campanha “Minas também tem praia, visite Pirapora”, criada por Eloy Ferreira Ramos. A recuperação do monumento é o resultado da ação conjunta, entre o poder público e a instituição financeira, firmada inicialmente em 1° de junho de 2015.

Na ocasião, em 2015, o Jornalista Elton Jackson também presidia a Emutur, tendo Alex Cesar (atual Prefeito de Pirapora) como Diretor financeiro. Seis anos depois a parceria como o SICOOB Sertão Minas volta contribuir com as ações de valorização dos símbolos e resgate da identidade cultural do povo piraporense, neste novo tempo de ação e reconstrução.