De Três Marias a Pirapora: Expedição Amigos das águas prepara a próxima viagem

Publicado em: 30 de agosto de 2021

O início da primavera é o auge da estiagem na região da Bacia do Rio São Francisco. Nessa época de águas mais límpidas no “Velho Chico”, acontecerá (no período de 3 a 5 de setembro) a 32ª Expedição Científica e ecológica ‘Amigos das Águas’, que sairá de Três Marias rumo a Pirapora, navegando por cerca de 160 km a bordo de canoas, caiaques e barcos. Ambientalistas, cientistas, pesquisadores, técnicos, geógrafos, jornalistas, turismólogos e empresários participarão da empreitada.

O ambientalista e paisagista piraporense Roberto MacDonald Morais, idealizador e organizador da tradicional expedição, prevê 200 participantes neste ano. "O principal objetivo é verificar e avaliar a qualidade das águas no rio e seus afluentes; monitorar níveis de poluição (que podem causar a morte dos peixes); os impactos nas matas ciliares; o avanço do assoreamento, bancos de areia e das atividades econômicas", disse.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto/SAAE será, novamente, o responsável pelo trabalho científico de coleta e análise das águas, explicou o biólogo da autarquia, Patrick Valim.  Apoio também da Prefeitura de Pirapora, Empresa municipal de Turismo/EMUTUR e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco/CBHSF, parceria das empresas Wamag, Harpia Engenharia, Red Sol Engenharia e colaboração de Ana Paula Buzogany, piraporense radicada nos Emirados Árabes.