Vice-prefeita Anamaria Burle recebeu vereadores e apresentou a falta de servidores para atender a população

Publicado em: 23 de agosto de 2021
Publicado por: Migração do Site

Na última sexta-feira (20), a vice-prefeita e secretária municipal da Família e Políticas Sociais (SEFAM), Anamaria Burle recebeu os vereadores Eder Danilo, Shirley da Oncologia e Tom (Tom da 1000Tom) e mostrou o quanto tem aumentado o número de atendimento da Secretaria, para o baixo número de servidores ativos na assistência aos piraporenses.  

Na oportunidade, foi compartilhado com os vereadores o grave problema da falta de profissionais que, sensibilizados, confirmaram que o pedido da secretária Anamaria será atendido com urgência pela Câmara, repondo o quadro de funcionários para que os serviços socioassistenciais cheguem e atendam a alta demanda da população. 

De acordo com a vice-prefeita Anamaria, além de um grande déficit causados por vacância de vagas que não foram preenchidas, a SEFAM lida com o afastamento de alguns servidores que pertencem ao grupo de risco por causa do coronavírus e ainda as gestantes que tiveram que se afastar. “É necessário repor essas vagas com urgência. Temos inúmeras demandas, porém nossa prioridade é aumentar o número de técnicos e demais profissionais que compõem a estrutura mínima dos equipamentos sociais para que possamos promover uma assistência social efetiva no nosso município”, comentou Anamaria Burle, que aguarda pela aprovação na Casa Legislativa, a lei para a contratação de servidores para repor o quadro defasado de servidores. 

Após a reunião todos os envolvidos visitaram o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Cidade Jardim e a Casa de Proteção Dr. Carlos Chagas (Abrigo), onde observaram in loco a problemática da falta de profissionais para atender os equipamentos assistenciais. “Todos os departamentos estão em funcionamento, porém, os servidores municipais estão trabalhando, praticamente, em regime extraordinário. 

Em horário normal um técnico consegue atender quatro famílias no dia, no entanto, com essa defasagem os servidores estão ficando além do horário, atendendo sete a oito famílias por dia”, o que ainda não é suficiente, principalmente em tempos de pandemia.  Finalizou a vice-prefeita. 

A expectativa é que uma lei municipal, que já está na Câmara de Pirapora, seja aprovada com a máxima urgência. São dezenas de profissionais que precisam estar à disposição da população imediatamente. De acordo com a Secretaria, todos os processos para a contratação dos servidores já estão prontos. 

Também estiveram presentes os assistentes sociais, Kelly Santos que é Gerente da Proteção Básica e Rodrigo Queiroz, Gerente da Proteção Especial e Cintia Fabiane Winders Barbosa, Gerente Administrativo e de Vigilância socioassistencial.