UMA ESCOLA PARA TODOS!?

Publicado em: 16 de agosto de 2021
Publicado por: Migração do Site

 

A prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), irá realizar no período 16 a 21 de agosto a Semana Municipal da Educação Especial Inclusiva.

Durante essa semana discentes e especialistas vão discutir práticas e metodologias pedagógicas voltadas para a Educação Especial. E nos últimos anos um grande movimento vem sendo realizado com o objetivo de transformar as unidades de ensino em um espaço de aprendizagem.

A proposta da Educação Especial na perspectiva inclusiva está em plena construção.  Muitos são os obstáculos na jornada em prol de uma escola para todos. Articular a inclusão na escola requer uma comunidade consciente de que as diferenças são inerentes ao humano, e que a escola é de todos e para todos. Esta iniciativa deve partir de dentro da escola, espelhando-se na sociedade. É um projeto com resultados à longo prazo, a semente deve ser plantada para além de uma semana de discussão.

De acordo com a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães o município conta com apoio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), “estamos construindo um trabalho feito por especialistas. Através do AEE os profissionais da educação dialogam com as famílias e observam as habilidades individuais do aluno para adaptação de conteúdo. 

“Essa semana realizaremos uma reflexão sobre o trabalho que é executado, os avanços e ainda conhecer novas ferramentas e técnicas pedagógicas, nosso objetivo é construir um caminho positivo para vencer as limitações e dificuldades de aprendizagem das nossas crianças, estamos todos juntos nessa obra”, afirmou Jacqueline Guimarães.

Mesmo com as legislações em vigor, é necessário um maior trabalho de conscientização, pois trata-se de uma proposta que exige flexibilidade e desejo de contribuir para uma sociedade justa. O tema da inclusão precisa ser analisado sob a premissa básica do direito de todos à educação de qualidade, entendida como exercício de cidadania. E isso só ocorrerá, de fato, com a articulação de força coletiva. Uma escola para todos está em construção, muitos contribuíram para o que já temos, e muitos ainda irão deixar sua marca nesta caminhada.