Prefeitura e EMUTUR abraçam a campanha Vire Carranca em defesa do "Velho Chico"

Publicado em: 12 de agosto de 2021

Este ano, o foco da campanha Vire Carranca em defesa do Rio São Francisco é o uso múltiplo do “Velho Chico” e a necessidade de se concretizar o Pacto das Águas na bacia hidrográfica, que abrange abastecimento, agricultura, indústria, geração de energia, navegação, pesca e aquicultura, turismo e lazer, entre outros. A diversidade de setores usuários provoca uma série de impactos – positivos e negativos – entre as diferentes atividades.

Uma das diretrizes da Lei 9.433, a Lei das Águas, é justamente garantir o uso múltiplo das águas, de maneira que todos os setores usuários tenham igualdade de acesso aos recursos hídricos e as prioridades nas situações de escassez. A questão do direito à água coloca em lados diferentes os diversos interesses e envolvidos nesse processo, como prefeituras, empresas de saneamento básico e geração de energia, agropecuaristas, empresários, comunidades tradicionais etc.

Adesão de Pirapora

Por tudo isso, o Comitê da Bacia hidrográfica (CBH) do São Francisco vem elaborando estudos e realizando discussões para a concretização do Pacto das Águas para a bacia, evitando conflitos e garantindo água de qualidade e em quantidade para todos os usos.  Assim, o CBH promove a campanha Vire Carranca e exalta os recursos hídricos do “Velho Chico” para todos – “pois quem vive, quer água”.

A Prefeitura de Pirapora e a Empresa municipal de Turismo (EMUTUR) também se unem ao Comitê da Bacia como parceiras da campanha Vire Carranca na região Norte de Minas, passando a divulgar a iniciativa ambiental e cultural, fortalecendo o movimento em defesa do Rio da integração nacional. Em 4 de outubro, o “Velho Chico” comemorará 520 anos de descobrimento histórico, originalmente chamado de “Opará” (rio-mar) pelos indígenas.