DE OLHO NO TURISMO

Publicado em: 29 de julho de 2021

A prefeitura de Pirapora, por meio da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR) está apostando em um trabalho de recuperação do patrimônio público na preparação, durante a pandemia da Covid-19, para reestruturar a cidade e criar condições favoráveis para que os turistas, após esse período, sejam bem recebidos.

A meta da nova gestão da EMUTUR, liderada pelo diretor Elton Jackson, tem apostado na revitalização de áreas estratégicas, como aeroporto e rodoviária, e tem apostado permanentemente na recuperação e reforma dos atrativos turísticos.

Neste sentido, um trabalho intenso é realizado para viabilizar mais recursos que possam garantir a conclusão da reforma de restauração do vapor Benjamim Guimarães. E, em patamares menores, a EMUTUR tem investido também em ações que possam ajudar a voltar o turismo de outrora, quando Pirapora era percurso obrigatório no mapa do turismo de Minas Gerais e do país. Assim, tem desenvolvido esforço para recuperar atrativos turísticos e culturais da cidade, com a reforma dos peixes temáticos, restauro da escultura do São Francisco, revitalização dos portais nas duas entradas da cidade, limpeza do Balneário das Duchas e, principalmente, em parceria com a Prefeitura/Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, executando a reconstrução da chamada Praia do Areião, na parte de baixo da orla, abandonada há mais de quinze anos.

Outra ação é reforçar o retorno do movimento dos capoeiristas com rodas de capoeira na cidade, que anos atrás também eram responsáveis pela presença frequente de dezenas de ônibus turísticos em Pirapora. Painéis com obras de arte de artistas locais, foram pintados em locais estratégicos da cidade, para que a população e os turistas possam produzir fotos e vídeos que, nas redes sociais, promovam Pirapora e seu turismo. Outro destaque foi a instalação do totem “EU AMO PIRAPORA”, um marco importante dessa gestão.

“Precisamos recolocar nossa cidade no mapa estadual e nacional do turismo”, afirma o diretor-presidente da EMUTUR, jornalista Elton Jackson, assegurando que essa é uma luta que conta com o apoio importante da ANTUR-Associação Nosso Turismo de Pirapora e Região, do Conselho Municipal de Turismo e, também, com o respaldo fundamental do prefeito Alex César. “São parcerias que estamos construindo, por determinação do prefeito, para fortalecer um setor de extrema importância para a cidade, o turismo pode ser um atalho que nos viabilize retomar o desenvolvimento do município em tempo mais rápido”, concluiu.