Julho Amarelo: Dia D de Conscientização e Testagem

Publicado em: 15 de julho de 2021

O Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria Municipal da Saúde realizou hoje, dia 15, no Centro de Saúde da Mulher, o Dia D de conscientização ao Combate às Hepatites Virais – “Julho Amarelo”.

A ação em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou 79 testes rápidos, de hepatite B e C e também de HIV e Sífilis. As funcionárias ainda conferiram os cartões de vacina das gestantes e orientaram as mesmas sobre a importância da prevenção.

Na oportunidade foram distribuídos folders explicativos quanto os tipos encontrados de Hepatites (A, B, C, D, E) e a importância da atualização do cartão de vacina.  “Atualmente na rede pública, encontramos as vacinas para as Hepatites A e B. Foram dois dias de campanha, 13 e 15, com várias testagens. Gostaria de agradecer as colegas do CTA, Mariana Oliveira Rodrigues, Lorena Rodrigues Ferreira e Josiane Andrade Rocha, pela parceria e dedicação”, disse a Coordenadora da Saúde da Mulher, Sabrina Rocha Martins de Oliveira.

Para conhecimento

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.