PREVENÇÃO CONTRA DESASTRES

Publicado em: 25 de maio de 2021

Precaução é o caminho mais seguro quando falamos de Defesa Civil e em busca de se preparar para possíveis desastres a coordenação da Defesa Civil de Pirapora iniciou a elaboração de um Plano de Contingência.
Ele é desenvolvido a partir da análise e mapeamento de riscos e prováveis cenários, identificados como relevantes, caracterizados como hipóteses de desastres. O planejamento segue as seguintes prioridades: preservação de vidas, diminuição ou limitação dos impactos causados pelo desastre, minimização de seus efeitos, preservação do meio ambiente, dos sistemas coletivos e proteção das propriedades.
A coordenadora de Defesa Civil, Carla Diana explicou o objetivo desse planejamento “O papel do Plano de Contingência no município de Pirapora é de nortear as ações de cada secretaria vigente, diante de uma situação emergencial. Além disso, ele busca mostrar o papel de cada setor, as ações que cada um vai desenvolver, no contexto de situação de emergência como, por exemplo, inundações ou alagamento.” Finalizou Carla.
Para finalizar os últimos detalhes desse planejamento a Defesa Civil se reuniu com o Tenente João Carlos, comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Pirapora. No encontro ficou alinhado os procedimentos que cada instituição deve adotar em situações de alerta, desde socorro, assistência e restabelecimento. Todas as ações previstas são formas de reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.