Alegria e conscientização marcam o 18 de maio

Publicado em: 20 de maio de 2021

A prefeitura de Pirapora celebrou na terça-feira, (18/05), o Dia D no combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data é celebrada em 18 de maio, pois remete à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. Para conscientizar os piraporenses sobre a responsabilidade em proteger nossas crianças e adolescentes a Secretaria da Família e Políticas Sociais – Sefam, realizou diversas ações.
O dia começou com uma blitz educativa nos semáforos, que contou com a presença da vice – prefeita e secretária, Anamaria Burle, dos bonecos Beto e Celinha, funcionários da Sefam, conselho tutelar e guarda civil municipal. Com faixas e mensagens sobre o tema a intenção foi chamar atenção de todos que passavam e demostrar a importância de não se calar e denunciar.
A psicóloga Janice Santana Silva, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS, explica um pouco sobre a importância dessa ação. “Os impactos causados pelo abuso sexual são diversos e afetam, mesmo a longo prazo, a vida das vítimas. Abordar o tema e o discutir, amplamente, em todas as esferas da sociedade é uma forma de mobilizar, sensibilizar e instrumentalizar o coletivo, desmistificando o assunto e chamando atenção para essa importante questão social”. Janice complementa.
“As ações de mobilização, como por exemplo, essa no semáforo, pretendem levar informações para as pessoas sobre o que é o dia 18 de maio e a importância do engajamento para a proteção de crianças e adolescentes no combate à violência sexual. Nosso objetivo foi dar visibilidade para a causa, levando informação sobre o tema, os canais de denúncia e a importância da sociedade lutar em prol da proteção de crianças e adolescentes”. Finalizou a psicóloga.
Na parte tarde um mini trio com os bonecos Beto e Celinha percorreu as rua de Pirapora, a pedagoga Social, Ana Paula Lima explicou que as crianças já conhecem os bonecos e interagem com eles. “Elas foram muito receptivas, saíram nas portas e nós fomos bem acolhidos pelos bairros. Escolhemos essa atividade para conseguir levar informação até as pessoas que estão em casa, por causa da pandemia da Covid – 19” comentou Ana.
O maio laranja são trinta dias voltados para conscientizar a responsabilidade de todos na luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Esse trabalho só foi possível ser realizado pelo empenho e dedicação de toda equipe da Sefam em parceria com as secretarias. Anamaria Burle, secretária da pasta ressalta o orgulho que tem de toda equipe.
“Impossível não se envolver em uma causa tão importante, ainda mais diante de um trabalho de excelência planejado e desenvolvido com carinho para nossa população. Agradeço ao prefeito Alex César que apoiou nosso trabalho desde o começo, todos os equipamentos sociais, servidores da Sefam e demais secretarias que se envolveram nessas ações. O nosso objetivo é crescer e aumentar a cada ano a nossa rede que apoia a luta pela segurança de nossas crianças” finalizou Anamaria.