18 de maio, dia da Luta Antimanicomial

Publicado em: 18 de maio de 2021
Publicado por: Migração do Site

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil foi instituído no dia 18 de maio. Em Pirapora a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPs 1 (adulto), CAPsi (infantil) e UAP (Unidade Ambulatorial de Pirapora), onde o paciente é encorajado a exercer sua cidadania, fortalecendo seus vínculos familiares e social.

Para o fortalecimento e melhores condições de assistência à população, vários profissionais realizam trabalhos pela humanização da saúde mental do paciente. São atendimentos individuais, acolhimento, atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas, grupo familiar e muito mais.

Para este trabalho, as equipes em Pirapora são formadas por terapeuta ocupacional, médico clínico, psiquiatra, assistente social, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, téc. de Enfermagem, monitor de oficinas, recepcionista, auxiliar administrativo, agente operacional e farmacêutico com o objetivo importante na assistência diária e o cuidado com a saúde mental de um tratamento adequado com amor e carinho.

De acordo com o secretário de Saúde, Rafael Lana, “a importância da luta antimanicomial no Brasil de extrema importância no avanço dos tratamentos e abordagens frente a esta população. Luta esta que se inicia na década de 70, mas que apenas em 18 de maio de 1987 nasce a reforma no sistema psiquiátrico brasileiro, daí a data do dia da luta antimanicomial”, pontuou o secretário, que ainda esclareceu:

– Enfrentamos os tabus e preconceitos em relação aos cuidados psiquiátricos além de resistência e estranhamento em relação aos tratamentos necessários.  Por isso, é muito importante que todos nós, profissionais por meio do tratamento correto, familiares por meio do apoio afetivo e cidadãos como semeadores de afeto, que possamos contribuir ainda mais para o cuidado dos nossos semelhantes com este tipo de doença. Pois entendemos que cada vez mais precisamos cuidar dos nossos e dos outros.  

Para mais informações:

Caps Adulto: Rua Otávio Carneiro. 223 – bairro Santo Antônio (ao lado da rodoviária).

Caps Infantil: Av. Waldermar Farias,121, bairro Nova Pirapora.