EM DEBATE. A MATERNIDADE SOLO E SEUS DESAFIOS

Publicado em: 14 de maio de 2021

Na tarde de ontem (13/05) o Centro de Referência da Mulher (Cremp), através da Secretaria da Família e Políticas Sociais realizou uma live em homenagem ao mês das mães com o tema “Desafios de uma mãe solo”. O encontro online foi mediado pela, Edna Maria Costa, coordenadora do Cremp e contou com a participação da vice – prefeita e secretária da família e Políticas Sociais, Anamaria Burle e da artista Valdelice Alves Pamplona com uma apresentação musical.

A professora, Arlete Alves de Almeida, representante do movimento internacional do GRAAL no Brasil “Projeto Centro da Mulher” em sua fala, levantou questionamentos sobre o papel da mãe solo na sociedade. Ela falou sobre as dificuldades que a mulher enfrenta entre a sobrecarga de trabalho, cuidado com os filhos e esgotamento psicológico. Ela também falou das muitas questões de saneamento básico e do entendimento da sociedade que responsabiliza apenas as mulheres como cuidadoras dos filhos. A palestrante pontuou que hoje na pandemia, escolas e creches fecharam e com isso a sobrecarga de trabalho da mulher triplicou, isso resulta em severo comprometimento psicológico.

“Esses indicadores agressivos de ausência na vida das mulheres, principalmente da mãe solo, precisa provocar o poder público e a sociedade, a resposta é necessária. Eu recomendo a escuta das mulheres, sempre que for pensar em políticas públicas, ouçam as mulheres, elas podem ter sugestões, isso não só para a nossa região, mas também para todo Brasil. Nós mulheres nem falamos mais o que queremos, apenas o que precisamos para sobreviver”, comentou Arlete em um momento da palestra.

A vice-prefeita Anamaria Burle falou da emoção com as palavras da palestrante: “Eu vejo o quanto que nós já conquistamos e o quanto ainda precisamos conquistar. Arlete vem como um exemplo por ser mãe solo, negra. Ela prova para todos nós que é possível sair da invisibilidade da exclusão social e se tornar protagonista da sua história e do seu destino. Que nessa tarde nós mulheres possamos sair dessa live inspiradas e empoderada”.