Geração de sucesso

Publicado em: 28 de abril de 2021

Na manhã desta quarta-feira, (28/04), o prefeito Alex Cesar recebeu em seu gabinete o aluno, Luiz Emanuel, ganhador da medalha de bronze da Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA.

A OBA é uma olimpíada cientifica realizada anualmente em todo Brasil com alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. Para concorrer o estudante realiza uma avaliação com os temas voltados para astronomia e astronáutica. Luiz Emanuel estuda no Colégio Cenecista de Pirapora e foi o único jovem do município contemplado com a medalha. Segundo o professor de física, Wesley Batista, que acompanhou todo processo das olimpíadas, o aluno foi o único a receber a premiação em todo norte de Minas.

“O nosso país passa por um momento de negação da ciência, essa ação é importante para motivar os alunos sobre a importância de resgatar as descobertas científicas no campo da astronomia e astronáutica. É muito gratificante como professor ter um aluno representando a nossa escola e cidade, se não me engano ele foi o único em todo Norte de Minas que conseguiu a medalha”, pontuou Wesley.

Participaram da cerimônia de entrega da medalha os pais de Luiz Emanuel, Eliete Mirian Alves e Luiz Alves Pinto. A coordenadora pedagógica e orientadora Educacional, Luciene Luz e Roseli Fagundes, respectivamente. O professor de Física, Wesley Batista e os secretários de Educação e Desenvolvimento, Emprego e Renda, Jacqueline Guimarães Santos Aguilar e Hélio Junior, respectivamente.

Durante o encontro os pais de Luiz, frisaram a alegria e orgulho de celebrar a conquista do filho que para eles isso é fruto de trabalho, dedicação e esforço. Eles ressaltam que essa premiação é uma injeção de ânimo. “Os jovens são o futuro e tudo o que ele tem que pode ser medido por nota, conseguimos avaliar também com as atitudes, ele nos ensina muito”, comentou Luiz Alves, pai de Luiz Emanuel.

O prefeito Alex Cesar falou da importância de celebrar essa vitória em meio a pandemia que dificulta a vida de todos os estudantes.

“Nós pegamos um desafio enorme estrutural e de valorização dos professores em como transformar a educação e deixar ela mais inclusiva. Desde que assumimos a nossa expectativa é cuidar das pessoas. Nesse momento de pandemia em que os índices e notícias nos preocupam celebrar a vitória deste aluno nos enche de esperança, ele vai ser exemplo para outros jovens, essa medalha mostra que é possível, através da educação.”

Ao final da cerimônia o secretário e empresário Hélio Junior presenteou Luiz com um curso profissionalizante e o prefeito Alex, fez a entrega do certificado e medalha para o jovem estudante. Luiz Emanuel agradeceu o convite e se disse feliz pelo presente e reconhecimento.

“Agradeço a todos vocês pelo convite e reconhecimento da minha conquista, estou muito feliz por celebrar a vitória na OBA”, concluiu Luiz.

Reconhecer o valor da educação como ferramenta para o desenvolvimento humano faz com que crianças descubram o seu potencial e coloquem em prática tudo que foi aprendido na vida acadêmica. Assim é a trajetória de Luiz Emanuel, considerado gênio pelos pais, mas que é um jovem que gosta de xadrez e é esperança de um mundo melhor, mais justo, formado por pessoas que pensam e cuidam do próximo.