UM NOVO HORIZONTE NO AGRONEGÓCIO

Publicado em: 19 de abril de 2021

O desenvolvimento econômico em Pirapora passa pela viabilização de oportunidades produtivas e de negócios. Nesse intuito, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda, soma forças nas articulações do Projeto Ouro Branco, que busca implementar a produção de algodão no município.

“Essa commoditie vive um excelente momento no mercado nacional e mundial. Além disso, esse tipo de cultivo se encaixa nas capacidades de pequenos, médios e grandes produtores, ampliando oportunidade de negócios no meio rural”, ressaltou o secretário Hélio Mendonça Júnior.

Além da formação climática da microrregião ser muito favorável, é possível realizar o escoamento da produção do algodão dentro do município.

O presidente do Sindicato Rural de Pirapora, Helder Maia, explicou: “As variedades disponíveis adaptadas às regiões do Cerrado e Semiárido, aliadas ao clima de estação chuvosa e seca permitindo maior qualidade da fibra do algodão são vantagens competitivas do município de Pirapora e do Estado de Minas. Por isso é importante aproveitar essa oportunidade de mercado”.

“Sabemos que Pirapora é uma nova fronteira do Agro brasileiro e precisamos aproveitar o esforço da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) e do governo do Estado, por meio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas). Assim, os produtores piraporenses que desejam uma transformação de vida podem se beneficiar desse cenário brasileiro altamente positivo e promissor, por meio de uma cotonicultura baseada em conhecimentos tecnológico, técnico e comerciais, desde a compra de insumos até à comercialização da pluma e do caroço do algodão”, reforçou o presidente da Associação Alto Médio São Francisco, Jefferson Gitirana.

Sobre essa articulação, o prefeito Alex César comenta: “Precisamos fomentar a agricultura em nossa região, gerar novas oportunidades para os nossos produtores. Consequentemente, alavancamos a economia, trazendo prosperidade a todos”.