POR UMA EDUCAÇÃO INTERLIGADA À HISTÓRIA DO NOSSO POVO

Publicado em: 13 de abril de 2021

A Coordenadoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) se reuniu com o Prof. Doutor Johnisson Xavier Silva, presidente do NEABI do INFMG Pirapora. Visando a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de Pirapora, foram abordados os seguintes assuntos:

a) Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana.

b) Lei 11645/08 que Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

Também foram abordadas a importância de diversas diretrizes acerca do objeto central das leis citadas e a grande preocupação em implementar esses direitos conquistados mediante as matrizes que culturalmente formam a identidade do povo Piraporense.

Ao buscarmos parceria com o NEABI para fortalecer a formação dos professores e alunos devemos recordar que o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, tem a finalidade de promover a discussão das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, de forma a contribuir para a promoção da equidade racial, bem como assessorar na inclusão, no currículo oficial da rede de ensino, da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” pautada na construção da cidadania, por meio da valorização da identidade étnico-racial, especialmente de negros, afrodescendentes e indígenas.

Na oportunidade parabenizamos ao professor Doutor Johnisson por sua recente conclusão e aprovação no doutorado na Universidade Federal de Uberlândia. Experiências e formação dos professores e pesquisadores engrandecem grandemente nosso município e toda a microrregião.

“Agradecemos ao IFNMG Pirapora por fortalecer a importante concepção de educação pública, gratuita e de qualidade”, finalizou a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães.

#PrefeituraPirapora #AçãoeReconstrução #UmNovoTempo #Educação #SEMED #RedeMunicipaldeEnsino #EnsinoAprendizagem #GestãoTransparente #administraçãomunicipal #piraporamg #publicidade #transparência