Limpeza no pluviômetro de Pirapora

Publicado em: 13 de abril de 2021

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Pirapora realizou no mês de março a limpeza no pluviômetro automático instalado na Estação de tratamento de água (ETA II), localizado no Distrito Industrial.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), possui mais de três mil pluviômetros automáticos instalados em todo o Brasil. Esses equipamentos, junto com radares, estações hidrológicas, estações agrometeorologicas e estações de medição de chuva e umidade, compõem a rede observacional o que possibilita que seja monitorado em tempo real os riscos de desastres naturais relacionados ao excesso e escassez de chuva. Todos os alertas são encaminhados para a coordenação da Defesa Civil municipal.
A coordenadora de Defesa Civil, Carla Diana, explica a importância de fazer a limpeza e manutenção dos pluviômetros.
“Para que os pluviômetros automáticos possam funcionar de forma adequada, eles devem ter uma limpeza frequente, para evitar o acúmulo de folhas, galhos e resíduos em geral, os quais impedem a devida coleta e medição da chuva.” Finaliza Carla.