OPORTUNIDADE DE TREINAR O EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Publicado em: 26 de março de 2021

A inteligência emocional é uma habilidade indispensável a profissionais como os educadores, que trabalham com o desenvolvimento humano.

“Trabalhar a relação com nossas próprias emoções, possibilita qualidade de vida e êxito nas relações interpessoais, contribui para o sucesso profissional, influencia positivamente os relacionamentos, a saúde e a maneira como lidamos com os desafios. Nesse sentido, proporcionamos essa oportunidade de treinamento em parceria com a ONG Educacional Gaia +”, informou a secretária municipal de Educação, Jacqueline Guimarães.

AFINAL, O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Segundo a Psicologia, é basicamente a capacidade de administrar emoções para atingir um objetivo.

Rodrigo Semeria Ruschel (Instrutor Senior de Mindfulness e facilitador da ONG Gaia+) ressalta a importância desse trabalho com os professores, uma vez que o cenário mundial atual e as exigências do trabalho de educar elevam o nível de estresse desses profissionais.

Ele explica: “Nós da Gaia+ entendemos que a base para uma educação saudável é trabalhar a consciência das nossas atitudes diante de situações no dia-a-dia, superando comportamentos automáticos. Por isso, esse projeto é baseado no desenvolvimento da Atenção Plena, que nos torna mais conscientes de como somos regidos por pensamentos, emoções e comportamentos. Acessar esses saberes possibilita a liberdade de fazer diferente”.

É notório que a pandemia do coronavírus trouxe uma nova onda de desafios, acarretando mais estresse aos profissionais da educação.

Vilma Magalhães, Diretora da Escola Rui Barbosa, comentou: “Abriu nossos horizontes com exercícios simples de percepção dos sentimentos e emoções que muitas vezes passam despercebidos no dia-a-dia. Já estou animada para os próximos encontros, pois me senti muito bem com esse treinamento”.

“O encontro foi conduzido de forma muito acolhedora, com simplicidade e firmeza. Já nesse início, me impactou bastante remetendo a lembranças e percepções libertadoras. Estou me conectando profundamente com minha trajetória. Esse curso é um verdadeiro exercício de cura”, comentou também Ivonete Pinheiro, diretora da Escola Coeli Ribas.

Para esse treinamento ofertado pela SEMED, ministrado pela ONG + (com projeto financiado pela empresa Faro Energy), foram abertas inscrições para todos os profissionais da rede municipal de ensino. O curso beneficia 100 servidores divididos em quatro turmas que terão sete encontros semanais para cada grupo.

“Diante da quantidade de inscrições, a SEMED e a Gaia + sortearam os participantes em cada turma. Pretendemos estender a realização do curso para os próximos anos, de forma que possamos beneficiar o maior número possível de servidores da educação municipal”, finalizou a secretária, Jaqueline Guimarães.

#PrefeituraPirapora #AçãoeReconstrução #UmNovoTempo #GestãoTransparente #administraçãomunicipal #piraporamg #educação #redemunicipaldeensino #anoletivo #formaçãocontinuada