LAÇOS DE ESPERANÇA ENTRE A CULTURA E A EDUCAÇÃO

Publicado em: 15 de março de 2021

No intuito de somar esforços junto a Secretaria Municipal de Educação, representantes de grupos culturais de Pirapora visitaram a Coordenadoria de Ensino da SEMED, se apresentando para fortalecer o acesso à cultura por parte da comunidade escolar.

“É indispensável que a educação, as artes e a cultura sejam pilastras que sustentam e conduzem a emancipação social e política de um povo. Principalmente frente aos desafios impostos por crises como a pandemia do covid-19 aos educadores bem como a toda geração de crianças atendida pelas escolas e creches da rede municipal”, comentou o professor Samuel Silva, da coordenadoria de ensino da SEMED.

O representante do Clube Literário Tamboril, Rafael Oliveira, comentou: “A cultura é viva e gera trocas, aprendizagens e fortalecimento do senso de coletividade. Por isso, esse primeiro diálogo é um passo importante para atuar mais juntos (educação e cultura) buscando o fortalecimento da nossa identidade cultural e do desenvolvimento humano que acreditamos começar na escola”.

Rafael também explicou que vários projetos podem ser desenvolvidos junto à SEMED, com potencial para fortalecer a comunidade escolar (educadores, família, comunidade do entorno) e ao mesmo tempo os artistas e grupos culturais. Além disso, fortalece a rede municipal de educação para lidar com questões impostas pelo isolamento social devido à pandemia como: a falta de socialização com outras crianças; falta de vivência de experiências coletivas e culturais; prejuízos no aprendizado; e percalços no desenvolvimento cognitivo.

Luciana Galiza, mestra de capoeira e educadora física, exemplificou a potencialidade da parceria entre a educação e a cultura: “Projetos como a Geloteca (do Clube Literário Tamboril) e atividades desenvolvidas pelas equipes escolares criam espaço para nossa cultura barranqueira e saberes populares. Essa partilha de conhecimentos transforma vidas, especialmente de famílias periféricas”.

Também estiveram presentes no encontro a professora Mariangela Diniz e o musicista e ativista da causa ribeirinha, Pedro Melo Surubim. Ambos também compartilharam projetos, sonhos e a necessidade de unir forças para promover a cultura da nossa cidade e nossa gente por meio da educação.

“Ficamos muito felizes em construir diálogo assim, com alta qualidade intelectual, trocas de saberes e práticas inclusivas entre a gestão e os grupos organizados do município. Isso só reforça o nosso compromisso em construir juntos uma educação cada vez melhor para Pirapora”, finalizou a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães.