A força da mulher para uma gestão de sucesso

Publicado em: 10 de março de 2021

Em Pirapora iniciamos o ano com a inserção de uma figura política feminina forte, a Vice Prefeita Anamaria Burle Orlandine Andrade, que, junto à gestão do Prefeito Alex Cesar, está à frente da Secretaria da Família e Políticas Sociais (SEFAM). Outra presença feminina nessa gestão que também se destaca como a liderança é a educadora Jacqueline Guimarães Santos Aguilar, responsável pela Secretaria da Educação (SEMED).

Importante ressaltar que cerca de 80% dos servidores de ambas secretarias, são mulheres. Juntas elas se dedicam à educação e ao cuidado Social da população do nosso município que, somado à saúde, formam os pilares do desenvolvimento humano, com ações determinantes para o sucesso da gestão. Um desafio que não as intimidam pela importância, mas motiva pela oportunidade de fazer a diferença e ajudar a população piraporense.

Para a Vice Prefeita Anamaria Burle, liderar a SEFAM e trabalhar em conjunto com tantas mulheres talentosas é uma grande oportunidade “É gratificante ter uma equipe composta em sua grande maioria por mulheres competentes e com muita sensibilidade para as questões sociais. Encontramos uma secretaria com situações difíceis administrativamente, por isso estamos trabalhando na sua reestruturação diante de tantos desafios que esse início gestão tem trazido. Nosso propósito é que a SEFAM possa ofertar uma política pública eficiente que vai desde o cuidado com o servidor, refletindo com isso, na qualidade do serviço a cada piraporense. Temos vários desafios pela frente como o combate ao desemprego e à violação de direitos, desenvolvimento de vínculos familiares saudáveis, acesso aos benefícios e uma urgente educação em cidadania.” comenta Anamaria, frisando que o seu trabalho é uma ferramenta para a assistência e desenvolvimento da população mais vulnerável.

A Secretária, Jacqueline Guimarães comenta como pretende trabalhar. “O foco inicial do trabalho da SEMED para a gestão 2021-2024 é a ação e reconstrução das escolas e creches municipais, que encontram-se com infraestrutura comprometida e em completo abandono. Um segundo foco é garantir que o processo aprendizagem dos nossos alunos seja ofertado com qualidade. Um terceiro foco é investir na formação continuada dos profissionais da educação, buscando a valorização profissional” falou a secretária. Ela complementa que para isso conta com o apoio das servidoras que terão um papel fundamental.
“As mulheres que compõem a equipe da Secretaria Municipal de Educação são peças fundamentais para o alcance dos objetivos da nossa política educacional, pois são educadoras, guerreiras e fortes o bastante para enfrentar os desafios que virão pela frente.” Finaliza Jacqueline.

O protagonismo da mulher será valorizado na gestão do prefeito Alex César, não apenas com o trabalho das secretárias, mas também com o reconhecimento do empenho de todas as servidoras municipais.