Decreto Covid-19: Pirapora entra na Onda Vermelha do Plano Minas Consciente

Publicado em: 26 de fevereiro de 2021

Após a inclusão da região Norte na Onda Vermelha, a Prefeitura de Pirapora reuniu com as demais cidades da Micro para definir novas ações de enfrentamento ao coronavírus na região. O secretário municipal de Saúde de Pirapora, Rafael Lana agradeceu o envolvimento de todas as cidades passando a palavra para a diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS/MG), Adriana Kátia, que apresentou todo o cenário da atual crescente de casos da Covid-19 na microrregião de Pirapora, principalmente com a alta demanda de pacientes na UTI da Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire.

De acordo com os dados da GRS, o total de casos confirmados na Micro foi de 4.792, sendo 4.525 casos recuperados, 64 óbitos confirmados e 203 casos em acompanhamento. A situação hospitalar também preocupa as equipes de saúde, após a confirmação do limite dos hospitais das cidades como Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia entre outros.

Lembrando que a Fundação é hospital referência para o atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19, principalmente para os casos de média e alta complexidade com leitos de enfermaria e de UTI para toda microrregião de Saúde de Pirapora, porém não descarta receber pacientes de outras regiões, caso necessário.

Diante dos fatos, os gestores das cidades de Pirapora, Buritizeiro, Lassance, Várzea da Palma, Ibiaí, Ponto Chique e Santa Fé de Minas definiram em comum acordo, que além do alinhamento da onda vermelha e suas orientações, foi determinado que entre os dias 01/03 (próxima segunda-feira) a 10/03, os municípios adotarão algumas restrições com o intuito de amenizar o aumento considerável dos casos confirmados na região.

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar ressaltou a importância da reunião para o enfrentamento da covid-19 na região. “É essencial o cumprimento de medidas em conjunto com os municípios vizinhos. É importante que todos continuem com medidas de distanciamento social, o uso de máscara e higienização constante das mãos. O atual momento é preocupante e precisamos manter todos os cuidados sanitários”, finalizou o prefeito.

Veja o decreto na íntegra: