Tratamento Fora do Domicílio garante atendimento de qualidade

Publicado em: 22 de fevereiro de 2021

Um dos serviços mais elogiados pelos usuários da rede pública em Pirapora, é o setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Com isso, a Prefeitura de Pirapora, através do Sistema Único de Saúde (SUS), garante tratamento médico a pacientes quando não há possibilidade de o tratamento acontecer no município.

Atualmente o TFD direciona pacientes que precisam de exames, consultas, tratamentos de alta complexidade, cirurgias, entre outros tratamentos. Geralmente, os pacientes são encaminhados para Montes Claros, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba e demais municípios que consigam garantir tratamento necessário para o paciente.

O Tratamento Fora de Domicílio será utilizado através de laudo médico específico, informando a necessidade do paciente em realizar o tratamento fora da cidade. Em Pirapora o TFD atendeu, no mês de janeiro, cerca de 40 pessoas por dia, realizando 555 deslocamentos para as diversas unidades de saúde do Estado.

Saiba mais sobre o TFD:

• Para pacientes atendidos na rede pública, ambulatorial e hospitalar, conveniada ou contratada do SUS;
  • Quando esgotados todos os meios de tratamento dentro do município;
  • Somente para municípios referência com distância superior a 50 Km do município de destino em deslocamento por transporte terrestre ou fluvial, e 200 milhas por transporte aéreo;
  • Apenas quando estiver garantido o atendimento no município de destino, dentro do prazo estabelecido pela Central de marcação de Consultas e Exames especializados e pela Central de Disponibilidade de Leitos;
  • Com exames completos, no caso de cirurgias eletivas;
  • Com a referência dos pacientes de TFD explicitada na Programação Pactuada Integrada – PPI de cada município e na programação Anual do Município/Estado.