Prevenção em tempo de chuva

Publicado em: 2 de fevereiro de 2021

Na última quarta-feira, (20/01), a coordenadora da Defesa Civil, Carla Diana de Souza, junto com a secretaria Virgínia Oliveira e o engenheiro Rodrigo Soares, visitaram a bacia de águas pluviais do bairro Cícero Passos. Localizada no centro do bairro o “lago” foi projetado para comportar a água da chuva e evitar alagamentos.

Com o passar do tempo o que era para ser solução se tornou um problema para os moradores do bairro, pois a bacia não comporta mais o volume de água destinada a ela, transbordando e alagando as casas do entorno.  Com objetivo de antecipar que desastres como esse voltem acontecer a equipe da defesa civil visitou as casas localizadas na área de risco, fez o cadastro dos moradores e passou orientações em caso de chuva.

No cadastro foi informado quantas pessoas vivem na residência, se tem alguém com necessidades especiais e em caso de alagamento se o morador possui outro lugar para ficar. Em cada visita Carla Diana explicou que a prefeitura pretende fazer o monitoramento do nível de água e acompanhar a previsão do tempo.

“Com esse trabalho vamos acompanhar de perto o volume de água. E em caso de chuva forte com risco de alagamento, faremos o trabalho de retirar a pessoas e seus bens do local. Nosso objetivo é amenizar a perca patrimonial em caso de alagamentos” finalizou Carla.  O morador José Norval explicou que já perdeu diversos móveis em outros anos.

“Já entrou água na minha casa três vezes, perdi estante, guarda roupa e outros móveis, a água veio de madrugada enquanto eu dormia, por sorte acordei e vi a tempo de me salvar, mas meus móveis se perderam todos” finalizou Norval.

O Prefeito Alex Cesar comenta que essa ação da defesa civil é um paliativo enquanto o projeto para solução definitiva do problema não fica pronto.