EDUCAÇÃO FEITA COM ATUAÇÃO EM REDE

Publicado em: 27 de janeiro de 2021

Na última semana, foi realizada reunião por videoconferência com a promotoria de Justiça da comarca de Pirapora, para tratar dos rumos do ano letivo 2021 e os desafios enfrentados pelo município nesse período.

A reunião contou com a participação da promotora de justiça, Ana Flávia Afonso Drumond Amorim; o prefeito Alex Cesar; a secretária de Educação, Jacqueline Guimarães; e o Procurador Geral do Município, Emerson Marcelo Gonçalves Caires.

Além da conclusão do ano letivo de 2020 que ainda está em andamento, os representantes trataram do processo de eleição das diretorias das unidades de ensino, da previsão de retorno do ensino presencial e da necessidade de reforma em diversas unidades de ensino.

Sobre o processo eleitoral, informaram à promotora que já foi montado o grupo de trabalho para constituição de todo o processo eleitoral: “Esse grupo de trabalho é focado em estratégias para garantir a eleição das diretorias das unidades de ensino, de forma democrática mesmo em meio a pandemia; estudar parâmetros de eleições já executados em outros municípios do estado e também o documento fornecido pela promotoria, no processo de suspensão do processo iniciado em 2020”.

Sobre o retorno das aulas presenciais, abordaram com a promotora a grande dificuldade em concluir o ano letivo e iniciar o outro. A secretária de educação informou:

“Inicialmente, estamos trabalhando para garantir o acesso das famílias ao Plano de Estudo Tutorado (PET), para concluir de fato o ano letivo. Ao mesmo tempo, estamos nos preparando para que as aulas do ano letivo de 2021 ofereçam maior qualidade e possam proporcionar um melhor processo de ensino aprendizagem para os alunos, já que este é um dos maiores desafios da educação durante esta pandemia”.

A promotora informou que o MPMG tem acompanhado as demandas da comunidade escolar durante esse período de pandemia, principalmente pelo fato de que grande parte dos estudantes não possui acesso aos recursos tecnológicos necessários, nem com a intermediação de um professor que possa facilitar o processo de aprendizagem.

Por fim o prefeito Alex César, reiterou a situação relatada pela secretaria de educação durante visita às unidades de ensino, que mostra a extensão do desgaste dos imóveis onde os alunos têm que estudar.

“Por isso, temos um desafio a mais para o retorno das aulas presenciais. Estamos levantando estratégias para viabilizar reformas das escolas e creches municipais, sem deixar de proporcionar o acesso remoto que pode ser feito nesse primeiro momento”, finalizou.

#PrefeituraPirapora #AçãoeReconstrução #UmNovoTempo #GestãoTransparente #administraçãomunicipal #piraporamg #transparência