Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

Publicado em: 5 de novembro de 2020
Publicado por: Migração do Site

Assim como o mês de outubro é considerado o mês da campanha de conscientização contra o câncer de mama e colo do útero. O Novembro Azul é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A campanha adota medidas de promoção da saúde do homem que, preventivamente ajuda no conhecimento sobre cuidados e combater o preconceito da procura pelos serviços de saúde. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, hoje o principal agravante frente às principais doenças é a resistência masculina em buscar informações ou pela procura tardia.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata corresponde quase 30% dos tumores primários nos homens. Estima-se que para cada ano do triênio 2020-2022 ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo o de próstata com 29,2%; o de cólon e reto com 9,1%; pulmão com 7,9%; estômago (5,9%) e cavidade oral com 5,0.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde os homens a partir de 40 anos devem realizar os exames necessários e adotar a campanha de prevenção contra o câncer de próstata como fator preponderante para a saúde do homem.

#novembroazul #contraocancerdeprostata #piraporamg