Semed não permite que a Covid 19 impeça o aprendizado das crianças com necessidades educativas especiais

Publicado em: 16 de setembro de 2020
Publicado por: Migração do Site

 

De 21 a 28 de agosto foi comemorado a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no município de Pirapora de acordo com a Lei Municipal nº 2.355/2018 essa data faz parte do calendário escolar.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus a Secretaria de Educação adota medidas de inclusão com a equipe técnica capacitada e atividades para as crianças que fazem parte desse quadro.   A psicopedagoga Especialista em Educação, Maria Liliane Pereira Soares, explica que o município tem profissionais capacitados para dedicar atenção especial para as crianças que necessitam de uma atenção diferenciada no processo de aprendizagem.

“As escolas municipais possuem uma sala de recursos multifuncionais (SRM), que atende estudantes com necessidades educativas especiais, apresentando ou não laudo e/ou relatórios médicos que constatam transtornos de aprendizagem. O atendimento nas SRM, empenha-se em atender a necessidade do estudante de forma que ele tenha condições de acompanhar as aulas na sala de aula comum, denomina-se Atendimento Educacional Especializado (AEE). São atividades realizadas no contraturno” pontuou Maria Liliane. Ela também explica que em alguns casos o professor identifica essa barreira de aprendizagem.

“Sendo identificado em sala de aula o professor procura a equipe pedagógica, a professora do AEE avalia e caso necessário aprofundar a investigação para uma intervenção mais assertiva a equipe de apoio da SEMED é acionada e oferece avaliações e suporte na proposta de intervenção e elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) do estudante. É importante ressaltar que esse trabalho é realizado em conjunto com a família do estudante” finalizou a psicopedagoga.

Com as aulas presenciais suspensas devido a Covid-19 as atividades para os alunos com necessidades especiais passaram por uma adaptação, pensada para cada estudante atendido pela secretaria “O AEE na forma não presencial está direcionado para o trabalho colaborativo com os professores regentes de turma. Todas as crianças inseridas no AEE estão recebendo atividades diferenciadas que são pensadas em conjunto para que os mesmos tenham condições de dar continuidade ao processo de aprendizagem. Assim, as professoras do AEE estão realizando adaptações no material, colaborando no apoio para a realização das atividades e em contato com os familiares das crianças com necessidades educativas especiais” explica a coordenadora superintendente da Educação Especial Raquel Batista Souza de Queiroz.

A psicopedagoga especialista em Educação Básica, Cláudia Silva de Moura Queiroz, acrescenta que as atividades estão sendo planejadas e organizadas para priorizar o bem estar do aluno e da família que o acompanha em casa, com respeito as limitações de cada um, em busca de promover condições emocionais adequadas para a criança permanecer no processo de desenvolvimento ascendente, uma vez que foi totalmente alterada a modalidade de ensino e sua rotina como um todo. As atividades adaptadas consideram o acesso ou não acesso à internet, com disponibilização do material impresso. A interação entre pais e professores neste período se fez mais necessária, pois cada aluno da educação especial tem uma necessidade específica.