Prefeitura amplia oferta de leitos de UTIs para covid-19 na próxima semana

Publicado em: 14 de agosto de 2020

A Prefeitura de Pirapora oficializou nesta semana, a adesão ao Minas Consciente – plano do Governo de Minas com início na fase vermelha do programa. Essa obrigação acontece pelo fato de o município ser uma cidade micro, sendo responsável pela estrutura hospitalar de alta complexidade para tratamentos mais graves, atendendo também Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Ibiaí, Ponto Chique e Santa Fé de Minas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pressão hospitalar está estável em Pirapora, sendo acompanhada e divulgada diariamente nos meios de comunicação. Porém, os critérios adotados pelo Estado de Minas asseguram que os atendimentos dos casos suspeitos ou confirmados devem ser atendidos e conduzidos no município ou polo microrregional, Pirapora.

De imediato, a prefeita de Pirapora, Marcella Fonseca convocou secretários e vereadores da base, informando que havia pedido ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no dia 30 de julho, 10 Ventiladores Pulmonares Invasivos (respiradores) para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em vista da situação emergencial. E que por intermédio do deputado Federal, Aécio Neves, na tarde de ontem (13), a Secretaria de Saúde recebeu todos os equipamentos.

De acordo com a secretária Maria Cândida Fiuza, “a prefeita preocupada com o desenvolvimento econômico de nossa cidade e com a saúde da população autorizou o funcionamento, já na próxima semana, de seis novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Os demais serão implementados de acordo com o Plano de Trabalho, já iniciado pelo Governo Municipal”, disse a secretária.

A prefeita Marcella Fonseca assegurou que vem trabalhando para que a economia e a saúde estejam alinhadas, mas que a determinação do Estado deve ser cumprida. “Venho buscando meios para não paralisar nossa economia e ao mesmo tempo, investindo na melhoria das ações no enfrentamento ao Coronavírus. Com essa nova estrutura de leitos em nossa cidade, a meta é o avanço para a próxima onda, amarela”, concluiu a prefeita.