Pirapora de volta aos trilhos

Publicado em: 13 de agosto de 2020

Um dos principais destaques da gestão da prefeita Marcella Fonseca tem sido a ampliação e evolução da infraestrutura da cidade e, por consequência, a melhoria substancial na mobilidade urbana de Pirapora e qualidade de vida dos piraporenses. As ruas e avenidas recapeadas, o asfaltamento nos bairros, a pavimentação da Benjamim Constant, a ampliação da rede coletora de esgoto e a modernização do trânsito urbano, com semáforos e uma nova iluminação pública, promoveram um novo aspecto estrutural e visual no município.

Por suas referências e patrimônios culturais históricos que contém, o turismo também tem sido cada vez mais potencializado. Já na etapa de processo licitatório, o Vapor Benjamim Guimarães, em breve, dará início a sua revitalização. Com o empenho, nos últimos anos da administração, nesta quarta-feira (12/08), a quase centenária ponte Marechal Hermes foi pauta em uma reunião na Esplanada dos Ministérios em Brasília, chefiada pelo Ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Freitas. A deliberação foi em torno da restauração, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) juntamente com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), conforme determinação judicial.

Viagem de volta aos bons tempos

Com a restauração da ponte Marechal Hermes, a prefeita Marcella Fonseca visando ampliar a capacidade da mobilidade urbana e intermunicipal, além de oferecer mais uma opção para o turismo, firmou com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Acordo de Cooperação Técnica, para reativar a linha férrea de passageiros em Pirapora.

Neste acordo é previsto, por parte do CBTU, elaborar estudos, pesquisas e levantamentos de informações técnicas e operacionais para que o município volte a ter o transporte ferroviário de pessoas. Após a entrega do Diagnóstico Técnico Preliminar por parte da companhia, a Prefeitura de Pirapora terá todas as informações sobre o investimento a ser feito e o tempo necessário para a execução do projeto. De acordo com o cronograma proposto, esse relatório final deverá ficar pronto em até 180 dias.

“Além de ser mais uma opção para os piraporenses, para se locomoverem, será também um grande atrativo para o nosso turismo, ao reativarmos o transporte ferroviário de passageiros, tão histórico e que deixou muito saudosismo em todo o nosso estado. Temos buscado fortalecer ainda mais as nossas características turísticas, com a restauração do Vapor e da ponte Marechal Hermes, associado com toda a ampliação e os cuidados que temos com a infraestrutura da cidade”. Comentou a prefeita Marcella Fonseca.